Curiosidades sobre “O Caminho da Espada de São Miguel Arcanjo” – Parte 2

Simbolismo da Espada de São Miguel Arcanjo: que ensinamentos o afresco, localizado dentro da Abadia “Sacra di San Michele”, representando São Miguel Arcanjo combatendo o Dragão, nos revela?

 

Um dos Santuários que visitaremos durante a viagem “O Caminho da Espada de São Miguel Arcanjo” será a Abadia Sagrada de São Miguel em Sant’Ambrósio di Torino.

Esta Abadia (La Sacra di San Michele) faz parte do Complexo Religioso no Monte Pirchiriano, situado no Vale de Susa, na região de Piemonte, noroeste da Itália, na Europa. Segundo a tradição, o edifício, no estilo românico e gótico, foi construído pelo eremita São Giovanni Vincenzo, a pedido do Arcanjo Miguel, de quem ele era devoto.

São Miguel e o Dragão

No interior da Abadia encontraremos vários afrescos e, dentre eles, um afresco representando São Miguel Arcanjo em combate contra o Dragão, que está repleto de simbolismo:

Espada

A espada empunhada na mão direita simboliza a virtude, a bravura; um símbolo do guerreiro e da guerra santa. Neste sentido, a guerra santa refere-se à guerra interior. Representa também o poder da palavra de Deus, conforme Efésios 6:17: “Espada do Espírito”, ou seja, uma arma, disponível a todos os seres humanos, que é capaz de vencer todo o mal: a fé no poder da palavra divina.

Espada empunhada horizontalmente na parte superior da cabeça formando a Cruz de Tau

Cruz de Tau é uma cruz sem cabeça em forma de T (Tau é a letra T em grego). A Cruz de Tau é uma das mais antigas representações da cruz, e simboliza o direcionamento da mente para o bem através da luz, da verdade, da palavra, do poder, e da força. A Cruz de Tau simboliza também o tempo e a eternidade. A Cruz de Tau é a cruz utilizada pelos franciscanos. Foi adotada por São Francisco e Santo Antônio como um símbolo de conversão, de uma vida que tinha como missão ajudar o próximo.

Armadura

A armadura representa a justiça e a proteção de Deus contra os males, conforme descrição na carta de S. Paulo aos Efésios (6: 10-18).

Correntes

As correntes nas mãos da virgem representam a vitória da pureza e da virtude, que mantem a maldade distante de nós e que somente poderá nos atingir se assim o permitimos.

Dragão no solo derrotado pela lança do Arcanjo

O dragão derrotado pela lança (símbolo solar e masculino) de S. Miguel representa a vitória divina sobre os instintos inferiores. A imagem do Arcanjo Miguel combatendo o dragão contém a mensagem de que uma fé inabalável e forte sempre nos protegerá do mal, derrotando-o (o mal) nas batalhas que travaremos ao longo da vida.

sacra di san michele

Prece Poderosa ao Arcanjo Miguel

(adaptação de prece utilizada pelos templários e peregrinos que percorriam “LA VIA SACRA MICHAELIS”)

São Miguel Arcanjo,
Protegei e defendei,
Com tua espada de flamejante,
A minha alma em todos os momentos da vida!

São Miguel Arcanjo,
Auxilia-me a discernir em minha vida cotidiana
O espiritual do material
Para que a Luz do Amor e do Bem
Manifeste-se em mim!

São Miguel Arcanjo,
Proteja-me e me aceite em teu exército celestial,
Para que eu seja um portador da Luz sobre a Terra!

São Miguel Arcanjo,
Proteja-me e envolva-me em teu poderoso Manto de Luz!

Participe da peregrinação pela “Via Sacra Michaelis” no continente europeu!

Contate Raidho Turismo: (11) 3383-1200

1 thought on “Curiosidades sobre “O Caminho da Espada de São Miguel Arcanjo” – Parte 2

  • Viagem fantástica sobre “O caminho da Espada de São Miguel Arcanjo,com um conhecimento profundo e relevante tanto
    para os estudiosos como para os iniciantes da angeologia.

Deixe seu comentário