Curiosidades sobre “O Caminho da Espada de São Miguel Arcanjo” – Parte 1

Simbolismo da Espada de São Miguel Arcanjo: existe a possibilidade de encontrarmos vestígios da energia feminina atuando através do Arcanjo Miguel? Que mistérios a estatua de San Michele colocada no altar central da Gruta de São Miguel nos revela?

Iconografia de São Miguel Arcanjo

Iconografia (do grego “Eikon”, imagem, e “graphia”, descrição, escrita ) é uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema.

Existem três iconografias distintas de São Miguel Arcanjo, a primeira, mais popular e que vamos abordar no post de hoje, representa o Arcanjo com vestes militares, trajando armadura, espada ou lança, vestindo sandálias, numa postura vitoriosa, tendo um demônio derrotado sob seus pés.

São Miguel com espada na mão esquerda

A imagem de Arcanjo Miguel no Santuario di San Michele no Monte SANT’ANGELO apresenta-o com a espada na mão esquerda.

Esta representação, mais do que todas as outras, possui a intenção de nos indicar uma atuação amorosa do Arcanjo, quase inconsciente, representada pelo rosto com aspecto feminino de Michael e a espada na mão esquerda.

Simbolismo da Espada

A espada simboliza a capacidade de exercer o poder de decisão da justiça e o rigor da condenação. Quando representada em riste, simboliza a justiça que se impõe pela força.

Enquanto emblema real, a paz e a justiça também são simbolizadas pela espada. Quando aparece associada à balança, a espada representa a separação do bom e do mal,

O poderio da espada simboliza 2 aspectos:

  1. O destruidor (embora essa destruição possa ser aplicada à injustiça, maleficência, ignorância e, por causa disso, tornar-se positiva). Além desta simbologia, sob seu aspecto duplo destruidor e criador, ela é um símbolo do Verbo, da Palavra.
  2. O construtor, pois estabelece e mantém a paz e a justiça.

Empunhada na mão direita, é uma arma. Representa a ação física, a Proteção dos Mistérios Eternos. A espada simboliza virtude, bravura e pode, tornando-se o símbolo do guerreiro e da guerra santa. Neste sentido, a guerra santa refere-se à guerra interior.

Empunhada na mão esquerda, é um instrumento de transmissão, representa a Luz da Verdade, o equilíbrio interior, a sabedoria que liberta através da energia do coração. Representa o compromisso de proteger os irmãos, vencer as trevas da ignorância estabelecendo um mundo de igualdade e fraternidade.

Simbolismo da Espada de São Miguel Arcanjo na mão esquerda.

A espada na mão esquerda representa o intuitivo, o sensível, o eterno, o atemporal, a fluxo de energia feminina (Yin).

A imagem de Arcanjo Miguel no Santuario di San Michele no Monte SANT’ANGELO apresenta-o com a espada na mão esquerda.

Esta representação, mais do que todas as outras, possui a intenção de nos indicar uma atuação amorosa do Arcanjo, quase inconsciente, representada pelo rosto com aspecto feminino de Michael e a espada na mão esquerda.

Poderíamos dizer que os traços femininos dessa representação associados ao poder feminino da espada colocada na mão esquerda  indica um presente e uma cura, os quais se aproximam bastante com a missão de Mãe Maria, que atua em estreita parceria com o Arcanjo Miguel  para possibilitar o desenvolvimento da Luz Crística no coração e mente de todos os seres humanos.

3 thoughts on “Curiosidades sobre “O Caminho da Espada de São Miguel Arcanjo” – Parte 1

Deixe seu comentário