Arcanjos dos Quatro Elementos da Natureza

Podem os Arcanjos dos Quatro Elementos da Natureza ser invocados para nos proteger dos perigos ocasionados pelos elementos ou para promover as virtudes identificadas a eles? Qual a ligação que há entre esses Seres de Grande Luminosidade e as diversas manifestações dos 4 elementos da natureza?

Para os gregos e a maioria das tradições, o Universo era composto por quatro elementos básicos: terra, água, ar e fogo.

Grandes filósofos como Pitágoras, Platão e Aristóteles afirmavam que os diversos fenômenos da vida resultam das manifestações dos elementos, que a força da Natureza realiza seu trabalho de criação e destruição através destes princípios vitais.

 A água vem do frio e da umidade, o ar da umidade e do calor, o fogo do calor e da secura e a Terra da secura e do frio. Cada um dos elementos representa um estado: sólido, líquido, gasoso e ígneo.

 Cada um é integrado a um determinado conjunto de condições de vida, onde no ciclo evolutivo começa com o primeiro elemento (Água), terminando no último, (Terra) através dos estados intermediários, (Ar e Fogo).

Através deste raciocínio a ordem quaternária manifesta-se na Natureza e nos diferentes estágios da vida humana, tais como: inverno, primavera, verão e outono; infância, juventude, maturidade e velhice.

O ocultismo considera que estes quatro princípios constituintes do universo mantêm uma importante correlação com as várias manifestações humanas.  A astrologia, por exemplo, ensina que há signos e pessoas da terra, água, fogo e ar, uma vez que estes elementos, por sua vez, têm suas características próprias que são aplicáveis aos diferentes temperamentos humanos.

TERRA. Elemento que representa a matéria. É sólido, estável, receptivo. Representa o mundo dos sentidos.

ÁGUA. Elemento que representa as emoções. É líquido, não tem forma própria, mas adota o formato do recipiente que a contém. Representa o mundo de sentimentos.

AR. Elemento que representa a razão. É gasoso, que se expande para ocupar uma grande área, é rápido. Ele representa o mental, o racional, o mundo das ideias.

FOGO. Elemento que representa o instinto É a energia, tem a sua própria forma e representa o mundo da vontade.

Legiões angélicas

Legiões angélicas

Arcanjos dos 4 Elementos da Natureza

A Angelologia nos ensina que, além dos Devas dos elementos, 4 Arcanjos e legiões de Anjos atuam diretamente com força e a energia emanada pela água, fogo, ar e terra. Estes Arcanjos e Anjos podem ser invocados para nos proteger dos perigos ocasionados pelos elementos ou para promover dentro de nós as virtudes identificadas a eles.

Anjos ligados ao Elemento Terra

Estes seres celestiais podem ser invocados para reforço da vontade, disciplina e estabilidade material. Auxiliam em missões específicas, desafios intelectuais, as grandes criações, descobertas de qualquer tipo e inovações técnicas.

Regência: Arcanjo Uriel

Irradiação: paciência, tenacidade e força para lidar com o trabalho.

Anjos ligados ao Elemento Fogo

Estes seres celestiais podem ser invocados quando tivermos muitas dores ou temperaturas muito altas. Auxiliam nos fornecimento de energia para que pessoas adoentadas possam superar ou abrandar suas doenças.

Regência: Arcanjo Miguel

Irradiação: segurança e saúde.

Anjos ligados ao Elemento Ar

Estes seres celestiais podem ser invocados para solucionar problemas intelectuais, questões ligadas ao estudo, clareza de ideias, discernimento e assuntos ligados à lógica e a inteligência.

Regência: Arcanjo Rafael

Irradiação: criatividade e bom senso.

Anjos ligados ao Elemento Água

Estes seres celestiais podem ser invocados para solucionar problemas em relacionamentos, problemas familiares, intensificar os sentimentos positivos; amor, carinho, bondade, generosidade, compaixão e paixão.

Regência: Arcanjo Gabriel

Irradiação: alegria e conforto.

Deixe seu comentário